top of page

​      A iniciação à prática profissional realizada em contexto real constitui um importante marco na nossa formação. Esta permite-nos observar, intervir, planificar e refletir sobre todo o processo, adquirindo experiências e técnicas. 

      Neste sentido, foi uma prática  muito rica, devido às múltiplas aprendizagens realizadas, primeiramente pela experiência no Pré-Escolar e no Ensino Básico e, posteriormente, pela execução do presente e-portefólio.
      Ao longo da prática em educação de infância, procuramos atender a todas as crianças, tendo presente os princípios de Gabriela Portugal, citada por Rodrigues (2008):

            Princípio 1 – Envolver as crianças nas coisas que lhes dizem respeito.

            Princípio 2 – Investir em tempos de qualidade procurando-se estar completamente disponível para as crianças.
            Princípio 4 – Investir tempo e energia para construir uma pessoa ‘total’.
            Princípio 7 – Modelar os comportamentos que se pretende ensinar.
            Principio 9 – Construir segurança ensinando a confiança.
      As aulas práticas, realizadas na sala de Pré-escolar, permitiu-nos complementar a ideia do que é trabalhar como Educadora de Infância, reconhecendo que as crianças precisam de afeto, mas também de regras. Como futuras educadoras, procuramos também desenvolver atividades de acordo com os interesses das crianças, pois deste modo, podem aprender com mais facilidade. 

       No que concerne às aulas práticas no âmbito do 1º Ciclo, afirmamos que foi gratificante e incitador. Conhecemos a rotina, o programa e o trabalho desenvolvido. Planificamos as atividades de acordo com o programa e seguindo a estruturação da professora cooperante e diversificamos nas atividades e propostas de trabalho, permitindo aprendizagens significativas aos alunos. A professora foi cooperante e os alunos participativos e interessados. 

     Como futuras educadoras/professoras só poderíamos aprender, verdadeiramente, com o contacto direto com as instituições e as crianças. Só praticando é que aprendemos e crescemos profissionalmente como alunas e como futuras professoras e educadoras.



 

Notas Conclusivas

Agradecimentos



Neste espaço gostaríamos de  agradecer ao educador Pedro e à professora Ana Isabel Costa pelo apoio prestado. Foram sempre cooperantes e atenciosos. Agradecemos profundamente, terem aberto as portas das vossas salas para nos acolher e dar oportunidade de observar e intervir junto das vossas crianças. O agradecimento alonga-se a todo o Infantário “O Sapatinho” e à EB1/PE da Pena, assim como as famílias que cooperaram connosco. 

Igualmente, agradecemos às docentes Guida Mendes e Fernanda Gouveia, pela disponibilidade e por nos fornecerem esta possibilidade de enriquecermos os nossos saberes.

bottom of page