top of page

   Os portefólios digitais apresentam um grande potencial no contexto de educação e constituem importantes ferramentas de reflexão, pessoal e profissional (Gomes, 2006).

    Este e-portefólio resulta da nossa intervenção prática, no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional VI (IPP VI), lecionada na Universidade da Madeira, em contexto de Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade das docentes Guida Mendes e Fernanda Gouveia, respetivamente.

      As aulas práticas, na vertente de educação de infância, decorreram no mês de março de 2013, na sala Verde do Infantário “O Sapatinho” e na vertente de 1º Ciclo, no período de abril e maio do mesmo ano, na turma A do 3º ano da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena.

  Neste e-portefólio, estarão contempladas a caraterização dos núcleos educativos, assim como o meio que os envolve e o grupo de crianças. Além disso, encontrar-se-ão elencadas as planificações das atividades, reflexões da nossa observação e intervenção, além de registos fotográficos dos mesmos. 

    Consta, ainda, documentação pertinente a considerar no âmbito da Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico e devidas análises.
    Pretendemos, com este e-portefólio, demonstrar que a Educação de Infância e a Educação em 1º Ciclo do Ensino Básico revestem-se de intencionalidade educativa e que estas assumem grande importância no desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Introdução

Preâmbulo
 

       Como futuras educadoras/professoras, responsáveis pela prática educativa de crianças, ponderamos a necessidade de repensar sobre educação atual. Aspiramos desenvolver uma prática direcionada para os bons valores, para o conhecimento do mundo e para uma intervenção ativa das crianças. Segundo Edgar Morin (1999), é necessário rever as práticas pedagógicas da atualidade. A educação é a solução dos desafios atuais. As crianças têm que ganhar conhecimento e bases, deste modo, tornar-se-ão cidadãos ativos e participativos.

         Em toda a prática educativa é necessário uma reflexão e uma ponderação prévia. Queremos incutir bons valores e bons conhecimentos. Deveremos, deste modo, proporcionar às crianças aprendizagens significativas, que, à posteriori, necessitarão para as suas vidas profissionais e pessoais.

         As crianças de hoje são os adultos de amanhã. Semeando boas sementes, iremos recolher, com certeza, maravilhosos frutos!

bottom of page